A vacinação é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina, e consequentemente raiva humana. É a única forma de controlar a doença que não tem cura e é fatal em animais e seres humanos.
A Administração municipal, através da parceria entre Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Universidade Federal de Santa Catarina, irá realizar no dia 19 de novembro, a partir das 9 horas, a campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos do município. A divulgação dos postos de vacinação será divulgada posteriormente.
Para a vacinação os animais devem ter mais de 4 meses e estarem sadios, sem sintomas de doenças ou desnutrição. Recomenda-se que os cães estejam com coleira e guia, e os com temperamento agressivo, de focinheira. Os gatos devem estar seguros em caixas de transporte apropriadas para evitar a fuga.
A vacinação é uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença. Outras medidas também são importantes, tais como:
Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia evitando contato com outros animais desconhecidos;
Não ter contato com cães e gatos desconhecidos para prevenir agressão;
Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima;
Em especial para os gatos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos evitando contato com morcegos, que também podem transmitir a raiva.